karaté
O que é o Karate?
Karaté é uma palavra japonesa que significa "mãos vazias". Isto, porque um Karateca (praticante de Karaté) utiliza, durante a sua prática, as suas armas naturais, como: visão, mãos, braços, corpo, pés, e cérebro.
É uma arte altamente científica, que faz uso de todas as partes do corpo com finalidades defensivas. O objectivo principal do Karate é o aperfeiçoamento do carácter dos seus praticantes, disciplinando o corpo e a mente através de treino árduo.
Além de ser um excelente meio de defesa pessoal, o Karate constitui uma forma ideal de exercício. Desenvolve todas as capacidades físicas do Indivíduo, a força, a velocidade, a coordenação, equilibrio e o reflexo. Também é aconselhado e indicado para efeitos de valor terapêutico.
Karaté ou karate-do: é uma forma de budo "caminho do guerreiro", "caminho da mão vazia". Arte marcial japonesa que teve a sua origem em Okinawa e foi introduzida nas principais ilhas do arquipélago japonês em 1922. O Karaté aplica as técnicas de ataque ( socos e pontapés) ao invés das técnicas de luta corpo-a-corpo. A prática do Karaté pode ser dividida em três partes principais: kihon, kumite e kata.
Kihon: é o estudo dos movimentos básicos.
Kumite: significa luta e pode ser executada de forma definida ou de forma livre (randori).
Kata: significa forma e é uma espécie de luta contra um inimigo imaginário expressa em sequências fixas de movimentos.
O que nos oferece o Karaté?
O karaté é não só uma excelente forma de autodefesa como também uma oportunidade de adoptar um estilo de vida saudável e equilibrado.
Do ponto de vista físico, o karaté, é um excelente exercício. A correcta utilização dos braços e das pernas, à direita e à esquerda, com rigorosa coordenação, proporciona ao praticante um desenvolvimento harmonioso do corpo, ficando mais robusto e com grande agilidade desenvolvendo todas as qualidades físicas do indivíduo.
Do ponto de vista mental, o karaté, pela característica marcial com, todos os seus gestos técnicos (movimentos de ataque e de defesa), obriga os praticantes a familiarizarem-se com situações adversas ao mesmo tempo que lhes é ensinado o domínio técnico dos movimentos, ajudamo-los no controlo emocional, desenvolvendo a disciplina e o poder de concentração.
Estas características do karaté, garantem ao karateca a aquisição de excelentes qualidades humanas, tal como o respeito mútuo, a sinceridade, o aperfeiçoamento do carácter, tornando-o confiante e fazendo dele em suma um ser psico -fisico-social, qualidades inerentes à essência do Karaté.
Como deve ser a conduta no dojo?
É preciso que todos os praticantes de karaté saibam como lidar dentro de um dojo, (local onde se treino), ou mesmo perante um professor ou colega de treino.
Antes de mais, o local de treino deve ser respeitado, realizando sempre a saudação antes de entrar.
Durante alguma paragem na aula, o aluno deverá procurar ficar numa atitude de respeito, evitando cruzar os braços e por as mão na cintura.
Numa aula ou treino de kata, o aluno mais graduado deve corrigir os menos graduados, e os alunos mais novos devem observar os colegas mais graduados.
A atitude de uma pessoa deve ser de acordo com o que pensa a respeito daquilo que está a fazer, mesmo fora do local de treino; aquele que verdadeiramente segue o karaté, como arte, mantém uma atitude de respeito com todos os praticantes. Uma pessoa que já pratica há muito tempo, sabe perfeitamente a atitude que se deve tomar, mas o iniciante normalmente erra e só com o tempo é que vai adquirindo uma boa conduta de karateca.